Lindolfo Boeckel Collor
 

 

BIBLIOGRAFIA DE LINDOLFO BOECKEL COLLOR

Ricardo Vélez Rodríguez
(Instituto Brasileiro de Filosofia e
Universidade Federal de Juiz de Fora)

Livros

Aliança Liberal - Documentos da campanha presidencial. 1ª edição, Rio de Janeiro: Oficinas Gráficas Alba, 1930. 2ª edição, (introdução de Ricardo Vélez Rodríguez), Brasília: Câmara dos Deputados, 1982. (Obra escrita por Lindolfo Boeckel Collor em colaboração com Getúlio Dornelles Vargas e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada).

A reforma do Conselho Municipal e o Projeto Afrânio de Mello Franco. Rio de Janeiro: Tipografia de A Tribuna, 1916.

Brasil - Uruguai. Rio de Janeiro: Tipografia do Jornal do Comércio, 1925.

Discursos e manifestos - Comentários sobre o rompimento entre as oposições gaúchas e o governo do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Livraria Globo, 1937.

Garibaldi e a Guerra dos Farrapos. 1ª edição, Rio de Janeiro: José Olympio, 1938. 2ª edição, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira / Instituto Nacional do Livro, 1977.

Elogios e símbolos. Rio de Janeiro: Tipografia do Jornal do Comércio, 1913.

No centenário de Solano López. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1926.

O Brasil e a Liga das Nações - Comentários sobre a candidatura do Brasil a um posto permanente no Conselho da Liga das Nações. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1926.

O Convênio de Montevidéu - Pareceres apresentados à Comissão de Diplomacia e Tratados da Câmara dos Deputados. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1925.

O momento político, a sedição militar e a atitude do Partido Republicano Rio-Grandense. Porto Alegre: Tipografia de A Federação, 1922.

O sentido histórico do Castilhismo. Discurso pronunciado em Novo Hamburgo, no dia 2 de agosto de 1936, por ocasião da posse da primeira diretoria do Grêmio Republicano Lindolfo Collor. Porto Alegre: Livraria Globo, 1936.

Poema dos matizes. Porto Alegre: Livraria Globo, 1909.

Posse na presidência da diretoria da Academia de Letras do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Academia de Letras do Rio Grande do Sul, 1936.

Sinais dos tempos - Artigos sobre política européia. Rio de Janeiro: Editora Panamericana, 1942.

Ensaios e Artigos

"Discurso pronunciado no Hotel Glória, em 5 de setembro de 1934". In: Américo Palha, Lindolfo Collor, um estadista da Revolução. Rio de Janeiro: Serviço de Documentação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio,  1956, pg. 50.

"Exposições de motivos". In: Alfredo João Louzada (organizador). Legislação trabalhista. Coletânea de decretos feita por determinação do Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1933, pg. 400 seg.

"Manifesto da Aliança Liberal", in: Lindolfo Collor, Getúlio Dornelles Vargas e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada. Aliança Liberal - Documentos da campanha presidencial, 1929. (Introdução de Ricardo Vélez Rodríguez). 2ª edição. Brasília: Câmara dos Deputados.

*    *    *

(Este trabajo fué preparado especialmente por el autor para el Proyecto Ensayo, a partir del artículo publicado en 1988 por el Tribunal Regional do Trabalho de Belém do Pará, bajo el título de: "Lindolfo Collor e a plataforma modernizadora da Aliança Liberal", con motivo de la Semana de Lindolfo Collor). Marzo de 2003.

 

© José Luis Gómez-Martínez
Nota: Esta versión electrónica se provee únicamente con fines educativos. Cualquier reproducción destinada a otros fines, deberá obtener los permisos que en cada caso correspondan.

 

Home Repertorio Antología Teoría y Crítica Cursos Enlaces